Dicas
Balneário Camboriú não é o destino turístico mais visitado de Santa Catarina à toa. A cidade possui várias opções de lazer que vão desde trilhas a passeios culturais. Reunimos dicas preciosas para você conhecer cada detalhe dessa cidade incrível e aproveitar todas as belezas naturais da região.
NATUREZA / AVENTURA
Dica: Cristo Luz
Beto Carrero World

É o maior parque temático da América Latina, localizado no município de Penha, há apenas 37,5 Km do Hotel Plaza Camboriú. Diversão garantida para crianças e adultos.


Dica: Cristo Luz
Cristo Luz

A estátua possui 33 metros de altura (cinco a menos que o Cristo Redentor no Rio de Janeiro) devido aos 33 anos de Jesus Cristo e os 33 anos de emancipação política de Balneário Camboriú. Além do tamanho já imponente, possui dezenas de feixes luminosos que criam um lindo show de cores e luzes. O monumento fica em um dos pontos mais altos da cidade, de onde é possível ter uma vista panorâmica do centro da cidade.


Dica: Parque Unipraias
Parque Unipraias

O complexo de turismo do Unipraias possui 85 mil metros quadrados e é o único no mundo a ligar duas praias por meio de bondinhos aéreos. Os bondinhos unem a Barra Sul, o Morro da Aguada e a Praia das Laranjeiras. Possui centro de lazer e compras, um parque ambiental com trilhas e passeios ecológicos, mirante, anfiteatro, auditório panorâmico e o Parque de Aventuras, que tem dois circuitos de arvorismo e atividades em trilhas.


Dica: Zoológico (Parque Cyro Gevaerd)
Zoológico (Parque Cyro Gevaerd)

O Zoológico de Balneário fica no Parque Cyro Gevaerd, local com 39 mil m², coberto pela Mata Atlântica. O Zoológico oferece contato com a fauna e flora da Mata Atlântica. Possui também o Aquário Marinho, Tartarugário, Horto Botânico, Museus: Oceonográfico, de Aves, Mamíferos e Répteis.


Dica: Zoológico (Parque Cyro Gevaerd)
Passarelas do Pontal Norte

No Pontal Norte você vai ter uma bela visão da Ilha de Cabras e todas as suas belezas naturais. É um ótimo local para admirar a natureza e relaxar.

Dica: Molhe da Barra Sul
Molhe da Barra Sul

Este é um dos cartões postais mais famosos de Balneário Camboriú. De lá você poderá ter uma visão incrível da Praia Central.

Dica: Ilha das Cabras
Ilha das Cabras

Para chegar lá só de escunas, canoas ou caiaques. A ilha fica a 600 metros da Praia Central e guarda uma das regiões mais bonitas de Balneário Camboriú. O local tem um sistema próprio de iluminação criado para realçar as cores da vegetação formando uma vista incrível para os visitantes.

Dica: Parque Ecológico Rio Camboriú
Parque Ecológico Rio Camboriú

O parque mantém preservado um pouco da riqueza da Mata Atlântica. Fica no bairro dos Municípios e possui as trilhas ecológicas da Figueira, do Caranguejo, da Gamboa e do Graxaim. Experiência incrível para quem curte se exercitar e a natureza.

Dica: Morro do Careca
Morro do Careca

O Morro do Careca é famoso entre os praticantes de vôos livre como asa delta ou parapente. É um dos pontos mais altos da cidade e fica na praia dos Amores. Lá de cima é possível admirar toda a orla da cidade.

Dica: Barco Pirata
Barco Pirata

Esse passeio é uma ótima opção para quem curte aventura. Os passeios saem da Barra Sul e apresentam as águas de Balneário aos visitantes.


Dica: Interpraias
Interpraias

Seis praias da cidade são interligadas pela Rodovia Interpraias. O trajeto tem pouco mais de 16 km e é recheado de paisagens de tirar o fôlego. A rodovia liga as praias da porção sul do município, são elas: Praia do Estaleirinho, Estaleiro, Praia do Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras. Em vários pontos é possível parar o carro para admirar o visual.

Pico da Pedra (pico da Gurita)

Durante a 2ª Guerra Mundial esse local, cidade vizinha de Camboriú, era ponto de observação do exército por ser o morro mais alto da região. Hoje é uma ótima opção para quem gosta de trilhas. Do alto dá para ver vários pontos da cidade e em dias de boa visibilidade é possível enxergar até Florianópolis. A trilha dura cerca de uma hora e meia e é feita a pé.

 

PASSEIOS CULTURAIS
Dica: Museu do Artesanato Catarinense
Museu do Artesanato Catarinense

O acervo tem mais de 700 peças, incluindo cerâmicas, vimes, tecidos, couro, esculturas em madeira e trabalhos de grupos folclóricos. O museu oferece um contato direto com os trabalhos artesanais local. Também está localizado no Parque Cyro Gevaerd.

Dica: Igrejinha do Bairro da Barra
Igrejinha do Bairro da Barra

A Igrejinha, tombada pelo patrimônio histórico, é uma das construções mais antigas de Santa Catarina, feita por escravos em 1849.

Museu Arqueológico / Museu de Fauna Marinha / Museu do Pescador

Todos estão no Parque Cyro Gevaerd. O Arqueológico possui mais de cinco mil peças, entre elas fósseis com milhares de anos. Já o da Fauna Marinha tem exemplares de diferentes animais marinhos coletados na costa catarinense. O Museu do Pescador oferece a experiência de proximidade com esses trabalhadores tão importantes no Estado. No acervo há 90 peças que incluem canoas, redes e balaios.

Matriz Santa Inês

A matriz fica no centro da cidade e tem como principal característica o formato arredondado, que representa o chapéu de palha do pescador.

Capela Santo Amaro

Construída em 1810 com óleo de baleia misturado à argamassa, a capela é considerada Patrimônio Histórico Cultural pela Prefeitura e pelo Estado de Santa Catarina. Está no Bairro da Barra e possui peças barrocas doadas pela família real no século XIX.

Capelinha Nossa Senhora de Aparecida

Para chegar até a capela é preciso subir 115 degraus, neles muitos fiéis pagaram e pagam promessas. Outros admiram a vista parcial da cidade. A Capelinha Nossa Senhora de Aparecida fica ao lado da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e atraí diversos turistas, além da comunidade local.